PESQUISAR


PEDIRAM-ME UMA PREGAÇÃO CHOCANTE!

Por Marco Sousa


“Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça” - João 7:24


Pediram-me um sermão chocante...

Eu não me vejo proferindo um "sermão chocante" (não sou este tipo de pregador), mas gostaria de deixar alguns questionamentos aos adeptos das pregações e sermões chocantes proferidos pelos grandes mestres do cessacionismo brasileiro, que adoram "esculachar" os "irmãozinhos" pentecostais mais humildes, chamando-os de "pelagianos", "inaptos teologicamente" e outros termos pejorativos; Pergunto-lhes:

O vosso sermão chocante tem efeito de santidade ou apenas infla o ego dos vossos jovens "teólogos de internet"?

Há relatos de que muitos jovens depois de ouvirem o "sermão chocante" continuam tomando vinho (bebendo até caírem pelo chão) na porta de certa faculdade evangélica brasileira. Quanto ao motel, certo membro de certa denominação adepta do "sermão chocante" contou que os jovens fazem o agendamento na porta da vossa "denominação reformada" sem nenhum pudor, considerando que o grande mestre deles prega que Deus predestinou os pecados dos homens e que cada eleito estará no céu, custe o que custar. Crente não tem livre-arbítrio e não pode deixar de pecar (segundo a vossa teologia).

Que moral vocês tem para falar mal daqueles que rasgaram rios, florestas tropicais e cerrados "no peito" para evangelizar o Brasil, dizendo que os tais não possuem um evangelho genuíno? Se hoje temos um país com maioria evangélica, não é graças a vocês, que nunca evangelizaram o padeiro da esquina!

Se as igrejas brasileiras aderirem a vossa teologia estarão fadadas à ruína, do mesmo modo que outras da Europa, que entregaram as suas ovelhas ao islamismo ou aquelas dos EUA que aderiram ao liberalismo total. Na Coréia do Sul a vossa teologia é predominante na maioria das igrejas, mas muitos líderes eclesiásticos já pedem socorro aos grupos renovados brasileiros, pois a igreja está cheia de pessoas idosas que irão passar e não há jovens abraçando o vosso modelo de fé. Vocês são cegos?

No Brasil a velha modalidade da "pesca de aquário" ou da "tulipagem" tem estado em alta, principalmente para angariar (via internet) crentes de arraiais pentecostais  e neopentecostais que sentem saudades da pregação da palavra, que foi substituída por situações que não fazem sentido em um culto a Deus.

Creio que consigo ser chocante em algumas questões, mas isto converterá alguém? (Eu creio que não!).

Vocês já notaram que o ponto forte, a âncora das igrejas que aderiram a teologia inclusiva é a famosa eleição individual determinista, pregada por vocês, segundo a qual o eleito nunca se perderá, não importando os pecados que cometa pelo caminho?

Gostaria de avisar-lhes que sou "ateu" no tocante ao determinismo estoico fantasiado de cristianismo que vocês pregam. Que tal vocês abandonarem a calvinolatria e abraçarem o evangelho bíblico da graça de Deus? Refiro-me à graça divina que arranca o pecador da miséria e não aquela "graça" falsificada (e barata) que os vossos pregadores estão "colocando nas mochilas" dos jovens imaturos, fazendo-os andarem atrás da garrafa de whisky e das prostitutas. Isto é vergonhoso!

O cessacionismo pregado por vocês não passa de uma filosofia mundana, carnal, soberba e antibíblica, para ser mais exato. Vocês defendem que Deus teria parado de falar, mas o adversário dele estaria falando com ousadia e intrepidez. O Deus que não dá a sua glória a ninguém, teria permitido que um intruso roubasse a sua glória diante do mundo e das ovelhas enganadas (que vocês insistirão em afirmar que as tais nunca foram ovelhas, quando estiverem atoladas na lama), segundo a vossa tola e antibiblica concepção. Não sei de onde essa vossa conjectura saiu, mas ela mata mais do que metais pesados diluídos na água supostamente potável. Se o apostolo Paulo estivesse vivo, certamente ele reprovaria os "deuses" dos vossos púlpitos!

Eu creio piamente na Bíblia Sagrada, na obra redentora do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas sou "ateu" no tocante ao "evangelho" antibíblico e distorcido que muitos estão pregando Brasil afora...

Não acho bonito redigir um texto como este, mas creio que os vossos "teólogos de internet" estão passando dos limites... no whisky e nas heresias... (►Leia mais)

Espero que nenhum leitor tenha ficado chocado com estas poucas verdades, (algumas um pouco chocantes)... Mas espero que nos unamos (não em um clube ecumênico) mas em torno do evangelho bíblico que salva o pecador e arranca a sua alma da miséria. Deixemos o Espírito Santo convencer os homens! O que ELE FAZ nenhuma pregação chocante é capaz de fazer...

Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espírito Santo!