PESQUISAR


DEFININDO HERESIA E HEREGE

Por Eliseu Gomes



"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição” – 2 Pedro 2.1.

A regra de fé, conduta e ensino do cristão autêntico é a Bíblia Sagrada. Quem ama a Deus de verdade, aceita a Jesus em seu coração como Senhor e Salvador, e coloca-o acima de tudo e todos; ama o próximo como a si mesmo - e jamais abre mão disso. A pessoa que vive a vida cristã com sinceridade segue as diretrizes bíblicas, pois apenas ela é a sua autoridade máxima, que aponta o que é correto e o que é pecado. Quando o crente é fiel às diretrizes da Palavra de Deus, adota atitudes com firmeza e em algumas ocasiões desagradará algumas pessoas, sabendo que o mais importante é agradar ao Senhor e não aos homens (Atos 5.29; Gálatas 1.10).

É claro que o cristão evangélico não quer desrespeitar quem faz parte de outras religiões, não tem a intenção de forçar pessoas a viver as mesmas convicções de fé. Mas isso não o impede de anunciar o Evangelho de Cristo. Aliás, Jesus pede aos cristãos que anunciem as Boas Novas por todo o mundo e para todas as criaturas; se não expusermos os ensinamentos do cristianismo em nossa sociedade estamos em desobediência (Mateus 29.15; Marcos 16.15).

As Escrituras Sagradas são muito claras nos temas mais importantes, e esclarece para todos nós os detalhes que abrangem o assunto de Jesus Cristo em relação a nós. A Bíblia Sagrada apresenta Jesus como único Filho de Deus, o único caminho que nos leva ao Pai; apresenta Jesus como o ser divino que se fez ser humano, habitou na terra, morreu como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ressuscitou ao terceiro dia e agora está à direita do Pai eterno, aguardando o momento de arrebatar os crentes fiéis para morar com Deus. João 1.1-3; 3.16; Marcos 14.62; Efésios 1.20.

Analisemos o versículo que se encontra no primeiro parágrafo deste artigo. O termo “heresias” (grego: haireseis”) em 2 Pedro 2.1 tem ligação com “hairemoai”. Descreve o indivíduo que faz uma escolha, porém, esta escolha não é uma escolha harmoniosa, é a escolha que gera a desunião, a dissensão, que é a separação motivada pela contenda, a motivação por rebelião.

Quem é o herege? Nós cristãos classificamos como herege a pessoa que conhece o conteúdo da Bíblia Sagrada e de maneira consciente se rebela contra suas determinações. São os indivíduos que, intencionalmente, se separam das diretrizes que a Bíblia Sagrada nos apresenta. Em síntese: heresia é a ação de rebelar-se contra a Palavra de Deus. Então, definimos alguém como herege quando ela se afasta do ensino bíblico, colocando as suas opiniões pessoais, ou da instituição que faz parte, acima do ensino das Escrituras Sagradas.

Não importa a minha opinião, ou a opinião de outros, mas a descrição da Bíblia sobre como identificar o herege. Os parâmetros que nos levam a descrever quem comete heresias estão claros nas páginas bíblicas. Quais pontos eu devo analisar para considerar uma pessoa herege, segundo a Bíblia? Resposta: As pessoas que conhecem as informações bíblicas sobre Jesus mas não o consideram como o Filho de Deus, o nosso Senhor, o único Salvador e Mediador entre Deus e a humanidade.

Textos bíblicos que nos servem de bases para análises:

• “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” - João 14.6.

• ”E em nenhum outro’ (só através de Jesus Cristo) ’há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” - Atos 4.12 – parêntesis meus.

• “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” - 1 Timóteo 2.5.

• “Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai” - 1 João 2:21-23.

Está claro que as pessoas que negam a divindade de Jesus Cristo não detém a verdade. Não há o que debater sobre o assunto, apenas constatar quem eles são hereges e não apoiar suas heresias. O cristão autêntico não entra em guerra contra os anticristãos, mas jamais concordará com seu modo de viver e com seus posicionamentos de rebeldia a Deus.