PESQUISAR


BLOGS TEMÁTICOS


O TRIGO E A PALHA

Por Marco Sousa



“O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? Diz o SENHOR” - JEREMIAS 23:28

Conforme a Bíblia Sagrada nos ensina, “em parte conhecemos e em parte profetizamos”. Há crentes que querem viver apenas da revelação e não atentam para os fundamentos básicos da palavra de Deus. Há outros crentes que desprezam a revelação e querem viver apenas a letra. Os dois grupos estão absolutamente errados. A letra inspirada e a revelação de Deus constituem o alimento que fortalece a alma. A revelação nunca anula a letra, pelo contrário a revelação é a vida da letra. Jesus disse que nem um til se omitirá da lei. Jesus cumpriu toda a lei e morreu em lugar do pecador. O nosso mestre garantiu que os céus e a terra passarão, todavia as suas palavras jamais passarão, antes tudo quanto ELE disse se cumprirá. No livro do Apocalipse existe um claro juízo de Deus sobre aqueles que porventura queiram adulterar as palavras (a letra) daquele livro.

A letra inspirada é o trigo. O trigo é a matéria prima essencial para a fabricação do alimento. A aplicação da revelação sobre a letra produz a farinha, o pão e os demais alimentos provenientes do trigo. A letra inspirada por Deus é inteligente e nunca se contradiz. Toda contradição aparente é fruto do engano dos homens religiosos que adotam porções isoladas da Bíblia Sagrada para legitimar a sua religiosidade. Uma denominação cristã regida somente pela letra (sem a revelação do Espírito Santo) é um corpo morto.

A palha envolve o trigo, mas não é alimento. Cultura bíblica e ortodoxia são úteis, mas é apenas a capa da vida cristã, tal qual a palha guarda dentro de si os cereais. Os líderes religiosos do nosso tempo alimentam o rebanho com a palha e jogam o trigo fora. A palha tem boa aparência, mas é inútil para alimentar o povo de Deus. O cristão que se alimentar de palha morrerá espiritualmente.

No texto lido, o Senhor perguntou ao profeta Jeremias “Que tem a palha com o trigo?” Ainda que exista boa teologia e boa ortodoxia, podemos perguntar: O que tem “a palha” dos ensinos teológicos superficiais (fundamentados em concepções humanas, que deturpam o caráter imaculado de Deus, tornando-o o autor do mal) com a palavra da verdade? Resposta: Nada.

Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espírito Santo!