PESQUISAR


BLOGS TEMÁTICOS


EVANGELHO?

POR OBREIRO DANIEL SANTOS




"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." Gálatas 1:8

Todo cristão autêntico que se preza; tem esta máxima de Lutero como escudo;

“Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias”. (Martinho Lutero)

O apreço pelo vernáculo bíblico nos impulsiona a crê que uma experiência com o sobrenatural é despicienda no tocante aos aforismas doutrinários.
Lembrem-se que: "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." (2 Coríntios 11:14)
O analfabetismo bíblico tem levado a massa a confundir as dádivas de Deus com as esmolas do adversário. 
É inequívoco a necessidade do livre exame das escrituras: "E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova?" (Lucas 6:39).

"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho"
Antes do desdobramento deste tópico; precisamos dar um mergulho em um profundo e amplo episódio registrado no Evangelho de Jesus, segundo Mateus;

"E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." (Mateus 16:16)
A aludida intripidez de Pedro fora externada mediante a Revelação do Pai.
Nesta revelação, o Pai sintetizou  a difusão do evangelho. Confira;

Cristo= Ungido do VT

Filho= Ministério e Morte

Deus Vivo= Ressurreição

O evangelho pregado pelo Pai, pelo Filho, e pelo Espírito Santo através de Pedro e Paulo consiste em proclamar a morte e ressurreição de Cristo!

"Além do que já vos tenho anunciado, seja anátema."
A frase introdutória deste texto, é bem atual. Assim como Lutero; a igreja de Cristo, que tem o céu como o sentido da vida terrena, não tem se encurvado as vãs sutilezas deste século.

Observação:
O alegorismo bíblico que tanto enaltecemos em nossos rabiscos tem sido vista pelos críticos como uma aberração exegética (além do evangelho).
Paulo e Pedro pregaram "Jesus" usando a Septuaginta (VT). É, tirando os excessos que encontramos no pensamento de Orígenes ( pai do século lll) podemos concluir que ele estava no caminho certo!

Recomendamos que os caros leitores leiam com os vossos corações libertos, e que tenham sempre em mente: a Revelação bíblica não anula a letra, mas a vivifica!

Referências: https://frasescristas.wordpress.com/2012/05/13/frases-de-martinho-lutero/