PESQUISAR


TODO VALE SE ENCHERÁ

Por Marco Sousa



“Todo o vale se encherá, e se abaixará todo o monte e outeiro; e o que é tortuoso se endireitará, e os caminhos escabrosos se aplanarão; e toda a carne verá a salvação de Deus.” Lucas 3:5-6

Neste texto o evangelista Lucas traz ao leitor a lembrança de que a benção da dispensação da graça, promovida pelo evangelho de Cristo era algo notável, além de estar dentro de um cronograma profético estabelecido pelo Deus de Israel, e o que se via era a ação do Espírito Santo conforme prometido no tempo dos profetas do antigo testamento. O texto é uma citação que Lucas faz do profeta Isaias, em que este anunciava a vinda do Salvador.

Deus sempre falou com o homem através de figuras didáticas bem elaboradas; às vezes ele usou o que hoje chamamos de figuras de linguagem e em outras vezes os seus profetas do antigo testamento utilizavam como exemplo os governos, os reinos, a ecologia da terra e as relações interpessoais das sociedades de cada época, para exemplificar ensinamentos no que tange a vida espiritual do homem com Deus.

O texto que lemos é um exemplo dessa didática de Deus, observe que os vales nas regiões da palestina eram e ainda hoje são bem áridos, semelhantes ao coração do homem sem Deus, vivendo sem esperança, está seco, está sem vida, mas “Todo o vale se encherá...” com a fonte das águas vivas. Jesus disse: “eu sou a fonte das águas vivas”. Ele verdadeiramente pode preencher o vale de solidão que impede o homem de ser feliz, mesmo estando rodeado de amigos. Um vale cheio torna-se um rio, rio de bênçãos de alegrias e era disso que o profeta estava falando.

“E se abaixará todo o monte e outeiro”. As ovelhas de Deus estão em um mesmo patamar. Vejamos o que Deus disse de Davi, o rei de Israel: “Achei a Davi homem conforme o meu coração...” Davi desceu do pedestal da razão humana e deixou que seu coração fosse cheio daquela graça de Deus, isto é, apesar de ser um dos reis mais poderosos de sua época, deixou registrado “Eu sou pobre e necessitado, mas o meu Deus cuida de mim...”, reconheceu a condição de pobreza de todo o homem (ele era muito rico) e reconheceu a soberania e o governo de Deus, algo diferente do cenário político, econômico e religioso atual, caracterizado pelos montes e outeiros altos, os quais ostentam o brilho efêmero da gloria dos homens.

Apesar dos valores corrompidos, o desvio das condutas e o amor que se esfria no coração das pessoas, ainda podem ouvir o ressoar de uma voz inconfundível: A voz do Espírito Santo convidando pecadores ao arrependimento, revelando-nos que a mensagem da Cruz mais do que nunca permanece eficaz e capaz de mudar o curso de muitas vidas.

“E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão”...

Deus tem transformado pessoas. A prova que eu te dou é esta: Ele mudou a minha vida e a de muitas outras pessoas que convivem comigo. Você pode não crer em Cristo, mas não pode negar as mudanças acontecidas na vida daqueles que se entregaram a Ele.

Se você quiser ele pode mudar a sua vida também!